O que é dengue?

A dengue é uma doença viral causada por quatro tipos principais de vírus, denominados sorotipos 1, 2, 3 e 4. Costuma ser mais frequente em áreas quentes e é uma preocupação de saúde pública pelo seu potencial de rápida disseminação e por provocar complicações graves.

Perguntas frequentes sobre a Dengue

Quais são os principais sintomas da dengue?

Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, fadiga, náuseas, vômitos, lesões vermelhas na pele e sangramento leve, como sangramento nasal. Em alguns casos, a dengue pode evoluir para sua forma grave, reconhecida pela presença de hemorragias em grande volume, choque e insuficiência de órgãos.

Como a doença é transmitida?

A dengue é transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente o Aedes aegypti. Os mosquitos se tornam infectados ao picar uma pessoa já doente e depois transmitem o vírus a outras pessoas através de suas picadas.

Proteja-se Agora! Informe-se Sobre a Vacinação contra Dengue

Existe vacina para prevenir a dengue?

SIM, existe vacina para prevenir a dengue. A vacina mais moderna é chamada Qdenga, do laboratório Takeda, e pode ser aplicada tanto em indivíduos que já tiveram dengue ou não.

Quem deve ser vacinado?

A vacinação contra a dengue é recomendada para todas as pessoas entre 4 e 60 anos de idade.

Quantas doses são necessárias para adquirir proteção contra a dengue?

São necessárias duas doses em intervalo de 3 meses.

Prevenir é a Melhor Opção! Descubra Como a Vacina Pode Manter Você Seguro

Existem contraindicações para receber a vacina?

Sim. As situações abaixo não permitem que o indivíduo seja vacinado:

• Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina;
  • Gestantes;
  • Mulheres amamentando;
  • Imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras;
  • Pessoas que vivem com o vírus HIV, sintomáticas ou assintomática, quando acompanhado por evidência de função imunológica comprometida.

A vacina contra a dengue é segura?

As vacinas são consideradas muito seguras e eficazes. Como todas as vacinas, podem ocorrer efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção ou febre baixa, mas esses efeitos são geralmente temporários e de curta duração. Antes de receber a vacina, é aconselhável discutir qualquer preocupação ou histórico médico com o profissional de saúde.