Saiba mais sobre Testes Alérgicos

As alergias impactam na sua condição de saúde e conforto

Os testes alérgicos auxiliam no diagnóstico de alergias e são indicados por um médico conforme história clínica do paciente. A CIAPI está estruturada para realizar testes alérgicos com segurança e conforto.

Prick test
(teste de puntura de leitura imediata)

é um método de diagnóstico seguro e rápido para investigar o que está causando ou piorando os sintomas de alergia. O teste é realizado no antebraço, após higiene local com algodão e álcool. As substâncias suspeitas são aplicadas e o local é escoriado com uma pequena lanceta, geralmente indolor.

Os alérgenos a serem investigados podem ser inalantes (ácaro, pelos de cão, gato, cavalo e outros animais, pólens, baratas, fungos), alimentos, medicamentos, látex e insetos. O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de pernilongo.

Em algumas situações, o teste cutâneo deve ser substituído pela dosagem de IgE específica no sangue, como a necessidade de uso diário de anti-histamínicos (antialérgicos) e a presença de eczema em todo o corpo. Muitas vezes o alergista realiza as duas formas de avaliação para ter maior segurança no diagnóstico.

É importante não administrar nenhum anti-histamínico (antialérgico) ou corticoide uma semana antes do teste para não atrapalhar a interpretação do resultado.

Patch test
(teste de contato)

O teste consiste na aplicação de substâncias padronizadas em pequenas placas, que são fixadas nas costas do paciente, onde permanecem por 48 horas, sem molhar.

Os adesivos são retirados e o resultado é liberado após outras 48 horas de observação.

Em caso de alergia, o local permanece vermelho e com bolinhas que se assemelham à reação alérgica verdadeira. A reação é muito precisa porque as concentrações das substâncias utilizadas não causam irritação na pele. Através deste teste, é possível investigar produtos químicos, cosméticos, medicamentos e alimentos.

Teste de provocação oral

É o teste mais fiel para diagnóstico de alergia alimentar e medicamentosa. Consiste em oferecer por boca o alérgeno suspeito, de uma forma padronizada, fracionada e supervisionada pelo alergista. Este teste deve ser realizado em ambiente apropriado para atender reações. Em caso de alergia, a oferta é interrompida e o paciente é medicado até sua estabilização.